Portuguese English French German Italian Spanish

A Consulta de Enfarte destina-se à observação de doentes após o internamento por um Síndrome Coronário Agudo (Angina Instável e o Enfarte Agudo do Miocárdio) na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, habitualmente agendada 1 a 3 meses após a alta hospitalar dependendo da severidade do quadro clínico do doente.

É reconhecido o risco acrescido de novos eventos cardiovasculares nesta população particular de doentes, pelo que é fundamental o seu seguimento rigoroso a curto e a longo prazo.

São objetivos desta consulta a avaliação dos sintomas de angina ou insuficiência cardíaca, a integração e/ou adaptação à atividade profissional, o controlo rigoroso dos fatores de risco cardiovascular (Hipertensão Arterial, Dislipidemia, Diabetes Mellitus, Tabagismo, Obesidade), o incentivo a um estilo de vida saudável (alimentação e exercício físico) e a avaliação da adesão à medicação. A vigilância destes doentes abrange ainda a avaliação da isquémia residual espontânea ou indutível em testes de imagem, do perfil disrítmico (exames de monitorização eletrocardiográfica) e a referenciação para a implantação de dispositivos cardíacos (cardiodesfibrilhador implantável e terapêutica de ressincronização cardíaca) quando indicado.

A educação e consciencialização do doente em relação à sua doença é um aspeto também considerado, tornando-o um elo fundamental no seu próprio seguimento.

Ao fim de um ano, alguns destes doentes passam a ser acompanhados em consulta do seu Médico Assistente.